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S I S T R U T
Sistema de Armazenamento de Dados de Projetos
A SISTRUT Software e Tecnologia atua no desenvolvimento de software para engenharia desde 1983.
http://www.sistrut.com.br
Um de nossos produtos é o sistema SADP.
S A D P são as iniciais de Sistema de Armazenamento de Dados de Projetos.
A SISTRUT desenvolveu o primeiro serviço de DataWarehouse (armazenamento de dados)
voltado para empresas de Construção e Projetos baseado em sistemas Colaborativos.
O Sistema de Armazenamento de Dados de Projetos - SADP
é a união de 3 tecnologias que juntas disponibilizam uma série de recursos para
coordenação e gerenciamento de projetos e obras.
- Armazenamento de Arquivos
Este primeiro recurso permite que em uma área segura em um servidor de armazenamento
de interNet, sejam depositados arquivos de qualquer tipo ou tamanho com a finalidade
de disponibilizar o acesso a estas informações aos parceiros cadastrados.
- Base de Dados
Este segundo recurso norteia o funcionanmento do sistema permitindo ao coordenador
do sistema configurar permissões; documentar e registrar quem e quando foram cadastrados os
arquivos; quando foram lidos estes arquivos pelos outros parceiros; quando foram revisados
e cadastrados novos arquivos sendo bloqueados os arquivos antigos.
- Colaboração
Este terceiro recurso irá fazer o papel de comunicação do sistema com os parceiros
cadastrados, notificando estes parceiros de todas as operações que estão sendo realizadas
sendo que, cada parceiro poderá configurar os seus próprios procedimentos de aviso
(imediatos, relatórios diários, etc).
Ok, como o SADP trabalha ...
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- Quando você está acessando a central de arquivos dentro da sua companhia (intranet), normalmente você possui um drive de rêde aonde são salvos arquivos referentes ao seus projetos.
- Você e sua equipe não possuem controle sobre estes arquivos pois você não sabe se ... alguém abriu, alterou e salvou um arquivo indevidamente ; alguém deletou um arquivo ; alguém recebeu arquivos de parceiros e descompactou em pastas erradas; etc.
- Você não possui rastreabilidade sobre o que está acontecendo na sua área de arquivos !
- Se a sua intenção e tornar este grupo de arquivos disponíveis para parceiros de fora da sua empresa (extranet), este modêlo de trabalho não é o mais recomendável.
- Um tipo de extranet com estas características seria uma área de ftp.
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A solução SADP ...
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- O sistema SADP irá bloquear o acesso direto à informação (a todos os tipos de arquivos) mantendo os arquivos em uma área não diretamente acessível por um endereço 'www'.
- Os usuários do sistema não poderão ter acesso, lêr ou listar como um 'explorer'. As informações estarão disponíveis somente pelo SADP.
- O sistema possui uma Base de Dados + Informação que tornarão disponíveis para cada Usuário, somente os dados dos projetos, pastas e arquivos que o Gestor do sistema configurar o acesso.
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O Gestor do sistema ...
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- O Cliente é o Gestor do sistema.
- Usuário são todos cadastrados pelo Gestor que possuem acesso ao sistema.
- O sistema SADP não é projetado para um projeto, e sim para a Companhia como um todo com vários projetos.
- O sistema SADP não é projetado para um Cliente/gestor, poderemos ter vários gestores ao mesmo tempo.
- Cada Empresa terá o seu próprio site.
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Trata-se então de uma central de armazenamento de arquivos, documentos e informações
de projeto de uma obra aonde o CLIENTE poderá habilitar vários USUÁRIOS
que terão acesso às informações (arquivos) armazenadas e poderão também
alimentar o sistema com o envio de arquivos quando forem habilitados para isto.
Resumidamente, a operação do sistema é feita ...
- O Cliente pode cadastrar vários Usuários (projetistas, fornecedores etc) e, para
cada um destes Usuários será definido um nível (arquitetura, estrutura,
hidráulica, elétrica, etc).
- O Cliente, dono da conta SADP, pode na mesma conta cadastrar (abrir)
várias Obras.
- O Cliente irá vincular (habilitar) um ou mais Usuários cadastrados,
para uma determinada Obra e, o mesmo Usuário, poderá estar habilitado
para atuar em várias Obras simultaneamente. Quando um Usuário é
habilitado para a Obra, ele recebe o status de 'só lêr', 'só gravar'
ou 'lêr e gravar' . Recebe também o status de que outros níveis além do seu ele
poderá ter acesso somente de 'leitura' quando habilitado.
Isto significa que um determinado Usuário cadastrado no nível 'estrutura',
poderá dentro de uma Obra estar habilitado para lêr arquivos de 'estrutura',
'arquitetura', etc. Em outra Obra poderá estar habilitado de outra forma.
- Quando o Cliente cadastra um Usuário, o sistema automaticamente envia
por eMail para este Usuário todas as informações (login, senha, etc) para
que ele Usuário utilize e se conecte sozinho, sem a necessidade da ajuda
do Cliente. No eMail já seguem os links para o manual de utilização.
- Todos os acessos seja de Cliente ou dos Usuários, passam a fazer parte
de um histórico de operações separado por Cliente, Usuário e Obra.
O Usuário tem acesso somente ao seu histórico de operações e, o Cliente
tem acesso à todos os históricos.
- O envio de arquivos para o sistema (UpLoad) pode ser feito por um
software específico de FTP, pelo próprio browser Netscape ou Internet
Explorer arrastando arquivos ou pelo próprio sistema SADP ou ainda por
um formulário de envio interno do sistema SADP (mais simples).
O arquivo é transferido para uma área temporária exclusiva do
Cliente. Após a transferência propriamente dita, ou o Cliente ou o
Usuário que está enviando este arquivo, irá cadastrar o arquivo no sistema.
Para isto, fornece um pequeno descritivo do que se trata este arquivo e
para qual Obra ele está sendo enviado. Qualquer tipo de arquivo pode
ser enviado. Ao cadastrar o arquivo, o sistema transfere este arquivo da
área temporária para uma área segura que somente quem está logado
no sistema pode acessar. Imediatamente, o sistema envia para os Usuários
habilitados deste Projeto, um email avisando que o arquivo foi enviado ou
atualizado e envia junto o pequeno relato feito no cadastramento.
- Quando o Cliente ou o Usuário acionam o sistema para fazer uma leitura
(DownLoad) de um arquivo existente, seleciona inicialmente a Obra dentre
as várias que está habilitado. São listados os arquivos disponíveis para
este Usuário ou seja, dentre todos os arquivos disponíveis do Obra, somente
serão listados os arquivos que possuem NÍVEL a que este Usuário têm acesso.
Se o Usuário têm acesso à vários níveis, ele pode selecionar a fim de
diminuir o número de arquivos mostrados, 'mostrar somente os do nível ... '.
Os arquivos disponíveis são mostrados com o seu nome, tamanho, quem
inicialmente enviou, quando foi atualizado e, os comentários enviados no
primeiro cadastramento e nas várias atualizações quando houver.
- Quando a leitura do arquivo (DownLoad) é solicitada, a operação entra
no histórico da Obra e do Usuário e, é enviado um eMail para o Cliente
avisando que foi feito o download do seu arquivo.
- O sistema possui recursos auxiliares de envio de mensagem aonde, poderão
ser enviadas mensagens para os cadastrados de uma Obra.
Em outras palavras,
- não será mais necessário enviar disquetes / CD com arquivos de projetos;
- não será mais necessário enviar uma série de emails com arquivos de projeto anexados;
- não teremos mais o problema de termos a caixa postal esgotada e travada com a quantidade de emails recebidos devido aos grandes arquivos;
- não teremos que nos preocupar em documentar o envio e o recebimento destes arquivos.
Melhor ainda,
- sim poderemos criar Obras e cadastrar USUÁRIOS (Projetistas / Fornecedores) que serão habilitados diferentemente para cada um das Obras cadastradas;
- sim alguns USUÁRIOS poderão fazer a leitura dos arquivos cadastrados de uma determinada Obra na qual tenha sido habilitado (DownLoad) e também poderão alimentar o sistema enviando arquivos para a área do CLIENTE (UpLoad);
- sim os USUÁRIOS serão cadastrados por NÍVEIS (arquitetura, estrutura, hidráulica, etc);
- sim os USUÁRIOS terão acesso às informações do seu próprio NÍVEL e de outros selecionados pelo CLIENTE;
- sim cada arquivo cadastrado possui o seu histórico de quem cadastrou, quando cadastrou, comentários, quando foi atualizado, quando foi lido por qualquer dos outros USUÁRIOS, quando foi aprovado, quando foi bloqueado, etc;
- sim teremos USUÁRIOS que poderão acessar todos os arquivos cadastrados e outros que só poderão acessar arquivos aprovados pelos coordenadores;
- sim poderemos configurar o 'Grau de Segurança' das áreas de armazenamento restringindo acesso;
- sim poderemos pré-cadastrar uma ou mais copiadoras para que sejam solicitadas cópias de projetos cadastrados com envio de informações diretamente do sistema em formulário próprio da copiadora;
- sim serão gerados relatórios de históricos de operação tanto para o CLIENTE como para o USUÁRIO como também para a Obra;
- sim o sistema se encarregará de automaticamente enviar eMails ao CLIENTE e aos USUÁRIOS participantes da Obra sobre as operações que estão sendo realizadas (DownLoad, UpLoad, Atualização, Cadastramento, Habilitação, etc).
O sistema SADP apresenta dois tipos de contas. Em ambas as contas o sistema
SADP é o mesmo com os mesmos recursos, e com as mesmas capacidades.
Diferem somente na forma de cobrança.
PADRÃO
Para pequenas e médias empresas que possuem um ou dois Coordenadores de Projetos
ou contratam externamente a coordenação de projetos.
Não existe limite para número de Obras que serão cadastradas e nem para
o número de USUÁRIOS (Projetistas / Fornecedores) que serão habilitados
no sistema em uma única conta padrão.
Uma conta padrão possui 300 megas de área de armazenamento.
Será acionada pelo endereço http://suaobra.sadp.com.br ou http://suaempresa.sadp.com.br
A implantação da conta padrão segue o princípio 'modular' da necessidade do CLIENTE. Na medida em
que exista a necessidade de um novo coordenador para atuar em paralelo aos anteriores ou,
na medida em que seja necessária uma ampliação da área de armazenamento, contrata-se uma nova
conta padrão para suprir esta necessidade dentro do mesmo endereço http://.
Desta forma, não existe limite para a quantidade de área contratada na conta padrão,
sempre em blocos de 300 megas divididos entre vários coordenadores podendo cada
um isoladamente possuir vários blocos de 300 megas para compor a sua área de armazenamento.
EXCLUSIVA
Para médias e grandes empresas que possuem vários Coordenadores de Projetos.
Não existe limite para número de Obras que serão cadastrados e nem para
o número de USUÁRIOS (Projetistas / Fornecedores) que serão habilitados
no sistema em uma única conta exclusiva.
A conta exclusiva não possui limite de área de armazenamento,
sendo sempre contratada em múltiplos de 300 megas.
Será acionada pelo endereço http://suaempresa.sadp.com.br
A implantação da conta exclusiva permite que vários coordenadores de
projeto sejam cadastrados na área de trabalho. Cada coordenador poderá por
si próprio cadastrar os seus vários USUÁRIOS e as várias Obras.
Cada coordenador poderá ter a sua disposição uma área de armazenamento diferente
dos outros em função da sua própria necessidade. A contratação da conta exclusiva
é única para qualquer quantidade de coordenadores, qualquer área de armazenamento,
qualquer número de usuários e qualquer número de Obras.
O sistema é baseado na InterNet para que os documentos sejam de livre acesso
aos cadastrados em qualquer dia ou horário. Todo o sistema de base de dados
e armazenamento de arquivos é controlado por uma série de programas para
plataforma UNIX em C++ rodando em servidores SUN/DELL. A segurança do sistema é
baseada no fato de que os arquivos armazenados na área privada do CLIENTE,
não podem ser endereçados diretamente por endereço IP (endereço de
internet). Isto obriga a que somente o CLIENTE e os USUÁRIOS
por ele cadastrados no sistema tenham acesso a estas informações / arquivos.
Maiores informações poderão ser obtidas no endereço em ...
Apresentação
Uma Solução Completa de Armazenamento
Passado, Presente e Futuro
Informações sobre custo de armazenamento poderão ser encontradas no endereço
http://www.sistrut.com.br/sadp/Custos.html
Manual simplificado de Utilização do sistema poderá ser encontradas no endereço
http://www.sistrut.com.br/sadp/MensagemCliente.txt